domingo, 8 de julho de 2012

Filmes - O Espetacular Homem-Aranha


Olá, companheiros.
O filme de ontem renovou, por completo, uma trilogia que, na época, teve seus altos e baixos. Estou falando de O Espetacular Homem-Aranha, um filmaço da Marvel que conseguiu substituir todas as fraquezas dos filmes anteriores, desde a atuação do elenco até os ganchos de roteiro e similares. Que tal um passeio por essas teias?
De início, somos apresentados a um flashback do passado, algo bem similar à cena introdutória de Batman Begins, mas enfim, essas coisas fazem parte dos roteiros. É bem diferente ver um Peter Parker preocupado com os pais, sabendo que eles morreram num acidente de avião, ou assim imaginando, ao menos. O ator é bom, apesar de parecer um pouco inseguro no início das filmagens. Ele ganha muito mais confiança após algumas cenas, quando realmente veste a roupa e zomba dos bandidos, sua atuação se torna admirável. Gwen Stacy, por sua vez, foi uma personagem incrível, muito bem interpretada e, cá entre nós, lindamente escolhida. A representação da loura foi encontrada nos traços de Emma Stone Stars, e a atriz deu um show caracterizada como a garota que se apaixona loucamente. Percebi, no entanto, que muita gente no cinema desacreditou ao ver que Mary Jane sequer existe nesse filme, mas enfim, realidade alternativa, pessoas diferentes.
Conforme o filme passa, como citei anteriormente, Peter Parker se torna mais "natural". Quando ele veste o uniforme que, tenho de comentar, ficou muito mais fabuloso do que o dos filmes anteriores, e parte na caçada do criminoso que assassinou seu tio (sim, essa parte da história é bem igual, mas contada de outra maneira que deixou as coisas um pouco mais emocionantes), começa a prender os bandidos e praticar suas piadas infames. No começo, não havia tanto humor nas cenas, mas esse "problema" é consertado sem dificuldade durante o desenrolar, apresentando sequências cômicas logo após a introdução, quando Peter começa a apresentar seus super-poderes (e destruir as coisas por não saber controlar sua força, haha). Os produtores acertaram em cheio nessas cenas, é impossível não soltar uma risada ou admirar a criatividade dos mesmos.


Preciso também citar as partes ruins do filme, obviamente, mas elas não estão inclusas nos efeitos especiais. As cenas de primeira pessoa, o balançar das teias e os saltos, tudo é incrível, efeitos de tirar o fôlego que deixam o antigo Homem-Aranha com inveja, certamente. Como ponto negativo, ressalto a demora em algumas passagens, que parecem ter sido arrastadas para que o filme durasse mais tempo. Não é comum, muito pelo contrário, de início as coisas acontecem bem rápido, mas dá para se ter uma ideia sabendo que o Lagarto, antagonista principal do primeiro filme, aparece somente quando já se passaram mais de oitenta minutos de filme.
Enfim, O Espetacular Homem-Aranha correspondeu àquilo que os trailers mostraram. Ação e humor na medida certa, roteiro trabalhado, drama e romance explorados sem que se tornassem clichês forçados, um tiro no centro do alvo. Com a confirmação de que Amazing também será uma trilogia, bem como os rumores sobre a produção de um filme dedicado ao Venom (o qual aguardo ansiosamente), pressinto que essa série do Aranha ainda vá ganhar muitos fãs, fazendo com que a maioria esqueça dos filmes antigos. Eles marcaram época, obviamente, mas a tecnologia é assim, criada para que seja superada no dia seguinte e, nesse ponto, The Amazing Spider Man cumpriu bem o seu papel.

Até a próxima!

2 comentários:

  1. Boa analise companheiro! É sempre bom ler um texto como esse antes de se aventurar no cinema.

    Uma critica que ouvi por ai, foi que o classico "grandes poderes trazem grandes responsabilidades" virou algo como "se vc pode fazer o bem então faça". Achei estranho essa alteração, assassinando uma das mais famosas frases da Marvel, mas enfim... Irei conferir em breve.

    ResponderExcluir
  2. Pois é, essa frase realmente não aparece no filme... Não é bem essa coisa de faça o bem, mas eles modificaram um pouco o texto, até porque tentaram mudar várias coisas para distanciar de um início similar aos filmes anteriores, mas tem certas coisas que não poderiam ser abandonadas.
    O trabalho foi bem feito, de qualquer modo. Tenho certeza que você vai gostar. :)

    ResponderExcluir