domingo, 29 de julho de 2012

Anime - Bakemonogatari

Há algum tempo, voltei a assistir alguns animes que tinha abandonado meses atrás, e esse é o caso de Bakemonogatari. São somente 15 episódios, eu sei, mas o tempo é complicado por aqui, ainda mais conciliando trabalho, faculdade e escrita. É tenso. Ontem consegui terminá-lo, enfim, e o resultado foi incrível! Os cinco últimos episódios me motivaram a escrever esse pequeno texto sobre a série e, bom, é melhor começar do início, hehe.
Bakemonogatari é um anime baseado numa série de Light Novel, cada qual apresentando um caso das Singularidades, lendas orientais que tomam conta dos personagens, criando assim situações bizarras e perigosas, como é o caso do Caranguejo que anula o peso de uma pessoa, do Macaco que lhe garante forças e descontrole, do Gato que cria uma segunda personalidade com base no stress reprimido, coisas do tipo. É fantasia, sim, mas ela também conta com uma boa dose de situações do cotidiano, e esse é um dos pontos fortes da série. Apesar de se focar em somente um garoto, rodeado por mulheres estranhas, como de costume, Bakemonogatari não precisa apelar para conteúdo abusivo ou de índole duvidosa. Ele conta o que tem de contar, com uma animação que, particularmente, achei extremamente criativa, apesar de se basear em sequências de imagens velozes, textos, fotos de paisagens reais e pessoas reais e também imagens sem nexo algum. Tudo isso auxilia na criação do clima sombrio e insano que circunda o cenário das Singularidades.
O personagem principal, Araragi, é um vampiro, um pseudo-vampiro, um meio-vampiro, ou como preferir. Vinculado a ele, temos a pequena Shinobu, uma garota que precisa estar perto dele para que possa usar seus poderes, se alimentando de seu sangue vez ou outra. Araragi é o exemplo prático de 'bonzinho-só-se-fode', sempre disposto a ajudar todo mundo, o que não faz dele um protagonista banana, muito pelo contrário. Vemos situações que muitas vezes acontecem na vida real, que aproveitam-se da ficção para criticar a atitude de certas pessoas em momentos chave.
Há referências, sangue, efeitos bons, diálogos que prendem, cenas inertes, ou seja, existe de tudo em Bakemonogatari. Ele tem episódios que realmente prendem sua atenção, pois uma piscadela errônea pode custar todo o entendimento da cena. Bakemonogatari tem 15 episódios, e já conta com uma segunda temporada, Nisemonogatari, a qual eu comecei a assistir também. É altamente recomendado para quem busca uma obra inteligente, sério. Ela tem um excelente roteiro e, apesar de não contar com cenas de lutas frequentemente, possui um gráfico e uma produção que deixa incontáveis shonem para trás. Recomendadíssimo!
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário