segunda-feira, 10 de junho de 2013

Conto - Quebra-Cabeça

Quebra-Cabeça

Ali, entre as mesas de madeira e o clima festeiro, ela destonava.
Sombria, quase que submersa em tecidos violáceos, pouco além dos olhos e da madeixa negra à mostra. As mãos franzinas, próximas da tonalidade albina, moviam as cartas de um baralho peculiar; embaralhavam-no. Em cada dedo, um anel diferente, cada qual com sua cor e seu símbolo, talvez de diversos significados, talvez de significado algum. O manto lhe escondia a aparência exótica e, nas sombras, ela sorria.
O corvo em seus ombros suspirava, impaciente.
Quando postou as cartas na mesa da taverna, o homem à sua frente se ajeitou na cadeira, ansioso. Suava frio, em suma nas mãos, que se esfregavam. Aproximou-se, olhando os padrões ilegíveis das cartas, buscando nas figuras um entendimento, um roteiro para sua vida, em vão. Abriu a boca uma ou duas vezes, engoliu as indagações e os comentários, esperou.
—Vejo tua sorte nas cartas —ela falou, e ele ouviu.
Com os dedos magricelas, moveu as cartas de lugar. Os nomes eram incompreensíveis, escritos numa linguagem peculiar. As figuras variavam: de cobras e escorpiões a gárgulas e matilhas de lobos sorridentes. Havia também uma torre, e um castelo, e uma fortaleza feita de palitos de fósforo.
Nada parecia fazer sentido.
—Teu futuro são as cartas —ela disse, e respirou fundo, mais uma vez. Era, possivelmente, a décima vez em que fazia isso. Olhou para suas mãos, que percorriam as gravuras. Parou sobre uma, aleatória. O corvo ajeitou as asas.
—E o que elas dizem?
—Nada.
—Nada?
—Eu digo. Elas apenas me mostram.
O homem satisfez-se com a sabedoria filosófica da cartomante, e esperou.
A concentração fazia com que ambos se esquecessem da farra que ocorria ao redor, na agitada taverna em que se encontravam.
—A Torre sem Janelas —disse-lhe a mulher, postando os indicadores sobre a figura de uma torre que, surpreendentemente, tinha duas janelas miúdas. —É ela a resposta.
—Que resposta?
—Para todas as tuas perguntas.
Ele estranhou.
—Uma torre sem janelas? Isso quer dizer que... eu vou ficar sem saída na vida?
—Há outro motivo para que eu lhe mostre A Torre sem Janelas. As cartas são teu futuro, saiba desde já. A torre é uma boa escolha, pois torres são rígidas.
—Rígidas?
A mulher recolheu o baralho com velocidade.
—E, quanto mais rígida for a torre, menor é a chance de que você se lembre desse futuro amanhã —disse ela, levantando num movimento ríspido e, com A Torre sem Janelas nas mãos, golpeando o rosto do homem, que foi arremessado para trás.
Duas mesas quedaram no processo, virando bebidas e aperitivos de outros grupos. Um casal de elfos enamorados sentiu-se ofendido pela barulheira desnecessária, e o bardo cujo som agitaria poucos enterros deixou de tocar sua melodia para encantar a todos com o som de um conflito. Um anão bêbado há semanas se levantou, o que não mudava muito em sua altura, pedia por brigas.
O corvo guinchou nos ombros da mulher.
—Tava demorando pra você arrumar confusão! —ele falou, com uma voz estridente e incômoda, e a mulher riu, deixando de lado as pesadas vestimentas que a cobriam.
Por sob os mantos, não era de todo feia. Surpreendia, porém, com sua aparência, digamos, exótica. Cabelos finíssimos, ondulados, separados em cores e tons, do azul ao púrpura. Uma tiara prateada, mesma cor dos seis brincos que lhe recobriam as orelhas, uma tatuagem cinzenta sob o olho esquerdo, tribal. Os lábios tinham um aro metálico trespassado, sem perder o vermelho sangue já natural. Uma madeixa negra caía sobre os olhos, parte castanhos, parte verdejados, e as sobrancelhas se misturavam a plumas que variavam entre o azul marinho e o carmesim.
Aquela era Enigma, a mulher dos mistérios.
Antes que o homem caído se levantasse, Enigma mostrou-se disposta a fugir, evitando maiores confusões. Guardava nos bolsos as moedas de ouro do coitado que assaltara, vitoriosa. Precisava apenas de uma rota de fuga para que o almoço de mais um dia estivesse garantido.
—Até quando vai viver desses trambiques? —perguntou o corvo.
—Fica quieto, Jarvis! —Enigma bradou, deixando de lado a tonalidade culta utilizada há pouco.
Tentou escapar pelas portas dos fundos, mas um bando de arruaceiros já se postava à sua frente, impedindo-a. Buscou a entrada, mas o casal de elfos já esperava por elas, inconformados com o encontro amoroso que viram estilhaçar. Correu para os lados, mas o anão bêbado e um grupo de orcs desajeitados lançavam-na olhares nada admirados.
Estava presa.
O homem caído ao chão se levantou, furioso.
—Como ousa enganar Durval, o Grande Conquistador?! —indagou, aos berros. Tinha um nome e um título, mas sua fama não parecia das maiores, pois ninguém naquela taverna se intimidou. —Há de pagar com sua vida, sua larápia! Prepare-se para —
—Sabia que, quando eu ainda frequentava a escola, me chamavam de Quebra-Cabeça? —Enigma perguntou, surpreendendo a todos. A mão direita dentro das vestimentas que até então lhe escondiam. As sobrancelhas sacudiam ao vento cada vez que ela piscava.
Durval respirou fundo, fora de controle. Sua pele morena começava a avermelhar, em frenesi. Caminhou, pé ante pé, na direção de Enigma, que não se moveu.
—Que ótimo, Senhora Quebra-Cabeça —disse ele. —É uma grande brincadeira essa sua, mas eu vou te mostrar uma brincadeira ainda mais divertida. Se chama —
Novamente interrompido.
—Eles diziam que eu era incompreensível. Os garotos tentavam definir meus gostos, mas sempre erravam. Diziam que eu era difícil de entender. Dá pra acreditar?
O Grande Conquistador bufou. Um dos botões de sua calça estourou, não suportando a pressão de suas gorduras desnecessárias.
—E me deixa adivinhar —começou ele. —Esse é o motivo do seu apelido, Quebra-Cabeça?
Enigma sorriu.
—Não —respondeu ela, tirando dos mantos a mão e, nela, portando um martelo de combate utilizado como se nada pesasse, apesar do tamanho desproporcional. —Eu quebro crânios. Por isso o apelido.
O golpe veio avassalador, sem aviso, sem esquiva, e a têmpora de Durval, o Grande Conquistador, deparou-se com a solidez da Parede, a Grande Destruidora de Guerreiros Nada Famosos, e ele só se lembraria do acontecido quando acordasse, uma semana mais tarde.
O martelo de Enigma sacudiu no ar, ameaçando todos os adversários que a circundavam. Ela olhou ao redor, contou. Um, três, onze, vinte e cinco, cento e... Droga, era horrível em matemática!
Achou melhor fugir e, vendo as portas bloqueadas, escapou por uma abertura feita nas paredes com seu martelo quebra-crânios. A primeira parede derrubada a levou até uma casa. Teve de abrir caminho mais uma vez, antes de disparar numa direção errônea, seguida de perto por diversos baderneiros de taverna.
O corvo ainda em seus ombros, singelo.
—Por que você sempre faz isso? —perguntou Jarvis. —Por que não pode simplesmente roubar sem ser percebida e destruir metade das coisas que ficam perto de você?
—Porque assim não seria tão divertido! —sorriu Enigma, desaparecendo num beco. Assim que saiu do esconderijo, seu rosto era outro. As sobrancelhas plumadas desapareceram, o cabelo multicolorido foi deixado de lado para que fios cobreados pudessem nascer. A pele era mais morena, e os olhos, mais verdes, fazendo do castanho uma memória antiga e confusa. Os brincos e o anel metálico dos lábios sumiram, deixando seu rosto limpo, puro e jovial, como uma garotinha ruiva repleta de sardas. Ainda havia a tatuagem sob o olho, mas a imagem era diferente: uma lágrima azulada, miúda e quase imperceptível.
Um dos guerreiros da taverna a abordou. Era o anão alcoolizado.
—Ei, garota, por um acaso tu não viu uma mulher bizarra por aí? —perguntou ele, a voz amolecida, bem como as pernas. —Ela tinha umas sobrancelhas de pavão, sei lá...
—Não a vi —sorriu a garotinha, inocentada, e o anão aceitou a resposta, encantado pelo sorriso admirável daquela menina, indo embora logo a seguir. Estranhou o corvo nos ombros da garota, que lhe era estranhamente familiar, mas nada disse, e logo desapareceu na confusão que se instalava pela cidade.
Quando fora de perigo, Enigma sentou-se em um banco, contando o dinheiro que roubara de Durval.
—Viu, foi muito fácil! —disse para Jarvis, que suspirou, indignado. —Como roubar doce de um filhote!
—Claro, de um filhote de dragão! —corrigiu o corvo. —Eu não gosto de tanta adrenalina assim, se quer saber.
—Não quero —Enigma zombou, guardando a pequena fortuna. —Você me segue por opção, Jarvis. E eu ainda tento te ajudar. Depois de tudo o que tenho feito para quebrar sua maldição, como tem coragem de ser ingrato assim?
—A maldição que VOCÊ colocou, cretina!
Com a delicadeza das mãos de uma ingênua garotinha, Enigma estapeou o bico do corvo em seus ombros.
—Indiferente a isso, ainda estou te ajudando —disse ela. —Se não está feliz com tal situação, queira posicionar seu sofisticado traseiro plumado no ombro de outra vadiazinha, sua pomba negra.
Jarvis contou, dentro de sua mente de corvo, até dez, mas achou que dez era um número pequeno demais para que pudesse se acalmar. Ali, postado nos ombros de Enigma, vivia um dia de cada vez, sem saber quando seriam apanhados, quando se dariam bem, ou mesmo se um dia, num futuro distante, sua maldição seria quebrada. Destinado a acompanhá-la para todo o sempre, ele apenas rezava, em seu interior, para que alguma divindade sóbria despejasse um pingo de sanidade na deturpada mentalidade de Enigma, cujo nome verdadeiro se perdera há anos, e que agora atendia assim, ou como a famigerada Senhora Quebra-Cabeça, cujos rostos jamais se repetiam, cujos roubos se espalhavam como histórias mitológicas e lendas urbanas.

E, enquanto Jarvis pensava em tudo isso, Enigma ajeitava suas cartas, preparando-se para ler o futuro de uma nova vítima em potencial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário