domingo, 5 de agosto de 2012

Filmes - Batman ~ O Cavaleiro das Trevas Ressurge

Batman marcou minha infância.
Eu tive diversos quadrinhos do homem-morcego. Adorava suas histórias, admirando-o por sua falta de poderes, por vê-lo enfrentar coisas além da compreensão com tecnologia e inteligência, nada mais. Os filmes sempre retrataram um Batman pesado, sério demais, mas também humano demais, e isso é algo relativamente bom. Nessa nova trilogia, que se encerra com o recente Dark Knight Rises, vemos a transformação do Bruce Wayne na figura de defensor, ajudando e sendo caçado pela polícia, coisas do tipo. De qualquer forma, vemos Batman como ele é, retratado na seriedade e no realismo, em suma.
Quando saí do cinema hoje, após os créditos demorados e sem surpresas do desfecho de "Batman 3", não sabia exatamente o que pensar. Adorei o filme, adorei mesmo, mas o final me deixou desmotivado. Não me entendam mal, eu não achei ruim, muito pelo contrário, foi digno demais. Mas eu vi o fim de outra maneira, eu vi de uma maneira catastroficamente melhor, e eu esperei por ele, assistindo cada milésimo de segundo na certeza de que seria aquele o desfecho escolhido, surpreendente e previsível, mas épico e inesquecível e, bom, no fim, foi diferente. Muita gente esperava outra coisa, a fileira toda em que eu estava sentado se assustou com a escolha do roteiro, mas enfim, foi digno, certamente. Mesmo assim, me senti um pouco traído pela história, haha.

Esquecendo um pouco do desfecho para evitar spoilers, o filme como um todo é magnífico, as sequências de efeitos especiais, cenas de ação e os diálogos elaborados, tudo é muito bom MESMO. É claro que sempre sobram aquelas frases frias e sem graça do Batman, bem como aquela coisa embasbacada do Bane, mas o vilão cresce durante o filme, ganhando um papel renovado antes do término e surpreendendo por se tornar bem diferente do que o quadrinho retratava, o típico bárbaro pau-mandado e sem personalidade. Ele é um líder, tem seus objetivos e comanda homens, e isso o deixou ótimo! Senti falta de um cara imenso como ele era antes, mas o ator o interpretou muito bem, o que compensa a mudança do personagem.
Como pontos marcantes do filme, ressalto:
Melhor efeito: as rodas da motocicleta do Batman girando durante as curvas, na boa, ADOREI esse efeito, ficou fabuloso! haha
Melhor cena: Fico em dúvida, mas achei imensamente digna a primeira luta de Batman e Bane, a grande derrota do herói de Gothan.
Cena bizarra: Guerra de policiais e criminosos ao estilo de Senhor dos Anéis? hahaha
Personagem: o policial Blake se mostra mais importante do que realmente parecia.
Melhor frase: 'Senhor Wayne, a sua esposa disse que o senhor iria de táxi.'
Troféu: 'Se você quer sair daqui, não pode ter medo. Faça como o garoto: sem corda.'
Negativismo exacerbado: Morcego? Uma nave imensa que parece diminuir para passar por algumas lacunas com um terço do seu tamanho. Sem contar que a polícia monitora Batman quando ele está acelerando sua moto o tempo todo, mas não consegue encontrá-lo com uma aeronave de design futurístico NO CÉU? É no mínimo estranho, haha.
E é isso aí. Eu assisti Batman e gostei, gostei mesmo, mas não posso afirmar que me senti hiper-satisfeito com a adaptação, como no caso de Vingadores e O Espetacular Homem-Aranha, por exemplo. O segundo filme foi melhor, realmente. Tenho a estranha sensação de que tentaram dar realismo demais a uma obra realista, sim, mas que ainda assim trata de um super-herói, e isso acabou por pecar em certos aspectos. É um excelente filme, recomendo a todos os fãs do morcegão, mas aos velhos adeptos dos quadrinhos, alerto: preparem-se para algumas decepções.
Até a próxima!

5 comentários: