quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Animes - Hajime no Ippo New Challenger


Eu adoro boxe.
Sério, adoro mesmo, tanto que já pratiquei e agora pretendo voltar a praticar logo. Mas esse não é o assunto da postagem. O verdadeiro assunto é sobre um anime que até hoje julgo meu favorito, o qual abandonei tempos atrás na esperança de que saíssem vários episódios, mas me enganei. Hajime no Ippo foi uma série que me marcou por completo quando a vi, percorrendo a estrada de seus 76 episódios, um OVA e um filme na mesma velocidade dos punhos de Ippo, aprendendo muito do que sei hoje e admirando demais o trabalho do autor, que certamente precisou de uma enorme pesquisa para criar os personagens e seus estilos de luta, todos eles baseados em caracterizações reais, personalidades do boxe e golpes que marcaram época na história das lutas de ringue. Após o término dessa série, cinco anos se passaram antes que a segunda temporada (em termos, já que a primeira leva de episódios marcou três temporadas de 25-26 episódios) fosse criada, e esta é New Challenger, a continuação direta de Hajime no Ippo, agora apresentando uma nova fase dos personagens e alcançando até a luta pelo campeonato mundial de Takamura, o que, no mangá, é encontrado nos arredores do volume 40.

Ah, sim, o mangá de Hajime no Ippo sai até hoje, com cerca de 90 volumes publicados no total, chegando quase aos 1000 capítulos. A série não vende como antes, obviamente, mas ainda tem seus fãs fiéis e adeptos que a utilizaram como escada para se render à prática do esporte. É uma saga que tem muito o que contar, deixando de lado os fillers criados nas animações para que o mangá possa se distanciar do anime, e tudo é muito bem feito! As lutas são impressionantes, bem como o roteiro em si, com a história de vida de cada personagem sendo apresentada de maneira única e exclusiva, o que nos deixa sem saber o que é certo e errado, quem merece realmente a vitória e, antes do último gongo soar, quem será o vencedor.
Uma das coisas que mais me deixa feliz em Hajime no Ippo são as surpresas. As coisas acontecem de maneira inesperada, e muitas vezes o resultado é chocante! Os protagonistas, geralmente imbatíveis e inalcançáveis, perdem. Sim, eles perdem, como quaiquer humanos podem perder em qualquer esporte. Eles perdem e continuam a lutar, treinam e fazem o possível para superar os obstáculos, crescem como pessoa e como lutadores, e nós, espectadores dessas histórias, crescemos junto deles, tendo os personagens como exemplos de superação e determinação para todas as situações da vida, e não só para o treino de um determinado esporte ou estilo de luta.

Quando alcancei o 26º episódio de New Challenger, o último dessa temporada lançada em 2009, eu me decepcionei. Não pela qualidade, jamais, o anime continua no topo de minhas séries, liderando o meu favoritismo. Me decepcionei ao ver que essa série que tem tudo para ser a melhor série de todas e conquistar tantos outros fãs terminou ali, e até então não teve sua continuação anunciada, apesar de rumores dizerem respeito a uma terceira temporada que daria continuidade ao fim de New Challenger. Há muitas outras histórias para contar, muitos personagens para dar as caras e mostrarem os plots trabalhados pelo autor, mas ainda assim a animação é feita sem pressa ou ânimo. Ao menos a qualidade está lá, sempre, e tenho certeza que, quando a nova temporada chegar, ela vai surpreender e garantir arrepios como todos os demais episódios garantiram.

Hajime no Ippo é um marco das animações esportivas, e também um shonem de excelente qualidade, o que não deveria necessariamente afastar o público feminino. Acompanhamos o crescimento de Ippo e sua timidez, assistindo-o tentar conquistar a garota que ele gosta, chamar sua atenção, manter suas amizades e rivalidades e superar todos os desafios que lhe são impostos, tudo isso enquanto fulmina os sacos de pancada nos treinamentos da vida. Se você ainda não assistiu a série principal, não sabe o que está perdendo! São episódios que mostram tantos exemplos de vida que nós sequer sabemos o que fazer depois de assistir, e o fôlego até falta em diversas cenas. As lutas podem parecer óbvias, mas as reviravoltas são imensas, e muitas vezes eu me pegava torcendo para um personagem como se luta real fosse, cerrando os punhos junto dele na intenção de motivá-lo a vencer um combate cujo resultado fora decidido muito tempo antes pelas mãos de um incrível mangaká.
Recomendo com todas as minhas forças o boxe, seja no Hajime no Ippo, seja nos treinamentos para a vida. É um esporte que garante saúde, bom condicionamento físico e te livra do stress sem garantir aquela agressividade que alguns estilos de luta causam nos instruendos. Sou suspeito para falar, mas dê uma chance em uma aula gratuita, garanto que não vai se arrepender!
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Tb Acho Isso Tive que Ler O Manga Mais Mesmo Assis Espero de Corpo e Alma que Saia uma Continuação pois no Final Mostra o Ippo Recebendo aquele Desafio do Cara que diz que ira Levalo para o Fundo do Mar.
    Ancioso Amigo. Parabens a Materia esta Otima tb Acho o Melhor Shounen de Todos Mas e POuco Conhecido o Fazendo Sumir Perante a esse Gigantes que ja foram Propagados.

    ResponderExcluir