quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Ação Magazine #2 - Impressões

Olá, companheiros!
Postagem para comemorar a chegada da minha Ação Magazine #2, a qual já devorei de imediato para poder comentar logo aqui no blog. Mantendo a linha anterior, temos a continuação das três histórias da primeira edição, que são Madenka, Jairo e Tunado. Além destas, temos a estreia de Rapsódia e Expresso, os novos mangás iniciados nesta segunda edição, que também chegaram com tudo!
Mas vamos ao que interessa.
Abrindo a Ação Magazine #2, damos de cara com as páginas coloridas de Rapsódia, e que traço bonito! Sinceridade, temos de elogiar a arte desta história, é simplesmente fabulosa, cooperando com o clima épico de cenário fantástico desenvolvido pelos autores. Apesar da premissa inicial ser a do 'quero em aventurar e isto basta', logo somos apresentados a uma fantasia agradável, que nos mostra que há muito mais por trás do roteiro aparentemente simples. A movimentação é boa, assim como os diálogos, organizados e coesos, um trabalho de qualidade e eficácia, ao nível profissional que sempre esperamos ver no Brasil. Ao fim da última página, resta-nos a curiosidade, e a vontade de ler o próximo capítulo. É, sem dúvida alguma, a melhor história desta edição da Ação Magazine, a qual espero que continue por muito tempo.

Logo em seguida temos Expresso, uma série que eu confiava muito, e que acabou decepcionando um pouco. Não me entendam mal, ela tinha tudo para se destacar. Um cenário Steampunk criativo e envolvente, um clima agradável, um traço bom de se ver. Mas os quadros confundem, e os diálogos forçados à similaridade do nordeste brasileiro soaram um pouco irônicos para uma história de tecnologia avançada, muito acima da média. A ideia foi boa, realmente, mas faltou um pouco de dedicação para tornar a leitura mais coerente, por vezes caímos numa teia de quadros que nos confundem a mente. Ainda assim, espero que esses erros possam ser corrigidos no próximo capítulo pois, como disse anteriormente, é um mangá que tem tudo para dar certo. Vamos acreditar no trabalho do autor para a próxima Ação Magazine.

Comentando sobre os segundos capítulos dos mangás anteriores, temos primeiramente Madenka, que continua criativo, abusando de termos e gírias brasileiras para criar um clima descontraído e cômico. A cena de ação apresentada no segundo capítulo nos mostra a melhoria no traço do desenhista, ainda que o roteiro desta nova parte tenha sido um pouco fraco. Um capítulo de transição, e nada mais, mas podemos esperar por surpresas nesta série, acredito no potencial demonstrado.
Então, Jairo, e essa sim eu estava ansioso para comentar. Jairo, na primeira edição, foi a que mais me impressionou, e só perdeu o pódio na segunda pela chegada de Rapsódia, que tem autores aparentemente mais preparados para a quadrinização e roteiro. A nossa saga do boxe também passou por um capítulo de transição, mas mesmo este foi envolvente, nos deixando nervosos com certas atitudes dos personagens e sedentos pela continuação, para então descobrir o que estes atos vão acarretar. Em alguns quadros, encontramos um traço mal trabalhado, mas não podemos crucificar quem tem de completar um capítulo na correria para o lançamento da edição, então passa despercebido. De resto, vemos que a anatomia continua excelente, assim como o detalhismo nos cenários e nos figurantes dos quadros, muito legal da parte dos autores.
Por último, Tunado 2 não nos leva a outra corrida eletrizante, mas ainda demonstra a técnica incrível do desenhista em retratar os carros, ainda que o mesmo sinta dificuldade com pessoas em certos quadros. Os veículos são sempre fiéis, e agora entendemos um pouco mais da trama principal, que provavelmente terá diversas outras corridas atípicas e ilegais. Até mesmo o delegado já apareceu, o que pode criar um clima de distúrbio interno, entre fazer o que se gosta e fazer o que é certo. Não sou admirador de histórias de carros, mas estou acompanhando, em incentivo aos mangakás nacionais, e Tunado tem muitas qualidades que não esperava encontrar numa história de corridas. Vejamos o terceiro capítulo para firmar novas conclusões.

E é isso, a Ação Magazine #2 acabou deixando o gostinho de quero mais, mas só nos resta esperar. Torcemos para que a revista se firme, o que pode disponibilizar uma assinatura mensal e a venda concreta na Comix e em outros sites, distribuindo a compilação em mais cidades do nosso país. Mantenho minhas palavras: é uma iniciativa excelente, que deve ser apoiada por todos aqueles que admiram este tipo de trabalho, para que assim novas oportunidades possam ser abertas. A própria Ação Magazine 2 mostra como enviar seu trabalho, seja de roteiro, seja completo, para concorrer a uma vaga nas páginas da antologia de quadrinhos, o que por si só já é motivo de congratulações. Se você tem vontade trabalhar nessa área, não perca tempo! Compre sua revista para incentivar o esforço da equipe e aproveite essa oportunidade!
Até a próxima!

4 comentários:

  1. bom.. comprei a primeira estou ansioso para a 2 ediçao.

    ResponderExcluir
  2. Vale muito a pena. Ela pode ser encontrada no site da Comix e da Saraiva, apesar de não recomendar muito esta última, pois fiquei esperando bastante tempo e eles sequer encontraram a revista.

    ResponderExcluir
  3. eu ainda estou esperando chegar nas bancas...
    prefiro fazer assim pois aqui tem muito pouco material desse tipo, e comprando os donos vão provavelmente trazer mais...
    a 1 veio no dia 5 de dezembro, espero que a 2 chegue no dia 5 também...
    http://nerd-ogro.blogspot.com/

    ResponderExcluir