segunda-feira, 4 de junho de 2012

Filmes - Branca de Neve e o Caçador

Olá, companheiros!
Primeiramente, gostaria de esclarecer o motivo dessa resenhar ser um pouco mais curta que o convencional. Tenho encontrado diversas críticas sobre mais novo filme de contos de fadas, que estreou na sexta-feira passada, 1º de junho de 2012. Trata-se de Branca de Neve e o Caçador, um longa que desde o início, com a divulgação de seus primeiros trailers, me deixou bastante inspirado e motivado a assisti-lo, ainda mais pelo grande gosto por contos de fadas que tenho. Nas críticas, no entanto, encontro apenas duas opiniões: o 'muito bom' e o 'péssimo'. Ninguém quer analisar, entretanto, as qualidades do filme, os defeitos etc., e é isso o que eu pretendo fazer nessa resenha, mas acima de tudo, quero que vocês assistam o filme e tirem suas próprias conclusões. Eu gostei, aprovei e recomendo, mas enfim, gosto é gosto.
À resenha, agora.
Branca de Neve e o Caçador conta uma história alternativa, como já é de costume, de um dos contos dos irmãos Grimm. Nada bonitinho como a Disney, mas também não precisam esperar por nada macabro como os contos reais. É uma história de fantasia com cenário criativo, sem medo de ousar nas criaturas e nas paisagens, retratando Branca de Neve como uma pseudo-guerreira que, durante sua jornada, ganha certo afeto pelo Caçador, que acaba por ensiná-la algumas artes do combate e, no fim, incitá-la a comandar o exército de seu povo.
Cabe aqui um comentário sobre os atores responsáveis pelo filme. Primeiro, o Caçador, nada menos que o nosso Thor dos Vingadores. Confesso que sua atuação está ótima, mas o ponto crucial é outro: Kristen Stewart como nossa querida Branca de Neve. Ninguém se sentiu seguro quanto à escolha da atriz, e com razão. Não foi a melhor opção, nem de longe, e ela decepcionou em certos momentos, mas até que se saiu bem. Sem contar que o seu sorriso, ou o mais perto disso que ela conseguiu chegar, foi algo impressionante de se ver, haha.
Voltando, temos 148 minutos de aventura e ação, divididos num ritmo agradável de se assistir, sem sequências desenfreadas de pancadaria, mas também sem muita perda de tempo com diálogos desnecessários. É um roteiro simples, que na maioria do tempo é previsível, mas isso não deixa o filme ruim justamente por um fator: o mundo. Tudo o que aparece em Branca de Neve e o Caçador esbanja originalidade, desde o monstrengo das árvores até as criaturas alucinógenas da Floresta Negra, sem contar a beleza dos detalhes criados para o Santuário, a famosa terra das fadas. São ótimas cenas para quem admira a fantasia que existe na mente de cada roteirista/escritor perdido por aí.
Sem dar detalhes do desfecho, temos um romancinho barato, que não poderia faltar, e uma cena de combate bastante trabalhada. Como é preciso citar qualidades e defeitos, preciso caracterizar os personagens que pouco evoluem durante a trama. Não há aquela sensação de melhoria que sentimos nos heróis de Senhor dos Anéis, por exemplo; eles são o que são, e continuarão sendo aquilo até o final. É um bom modo de retratar o realismo, mas não é disso que estamos falando no momento.
Efeitos ótimos, roteiro simples mas aprovado, desenrolar que não deixa a desejar, Branca de Neve e o Caçador é um bom filme, e não acredite em quem disser o contrário. Como disse anteriormente, gosto é gosto, e não estou tentando convencer ninguém de que esse é o melhor filme do mundo, mas enfim, assista. Eu gostei e recomendo, mas acho que cada um de nós tem de comprovar com os próprios olhos. Para quem admira contos de fadas, fantasia medieval ou aventuras fantásticas, é um prato cheio. Para quem gosta de rpg então, não perca tempo, vai encontrar um prato cheio de inspirações, tem até uma espécie de encontro aleatório com o que me pareceu um troll da floresta! Agora, se você não é fã desse tipo de material, e não está disposto a assistir uma aventura como essa, bom, deixe a Branca de Neve de lado e vá esperar pelos Mercenários mesmo.
Até a próxima!

Um comentário:

  1. Uma boa resenha...
    A única ressalva sobre o filme é que o diálogo do confronto final entre Branca de Neve e Ravena deveria ter sido melhor trabalhado. O desfecho foi muito rápido pra um fim tão glamouroso. Mas, enfim... É um ótimo filme.

    ResponderExcluir