terça-feira, 28 de maio de 2013

Conto - Bailes Eternos

BAILES ETERNOS

(Baseado no ilustre conto de fadas 'As Doze Princesas Dançarinas')


Havia, n'outros tempos, um empresário cujas doze filhas carregavam um mistério sem igual.
Elas dormiam, todas, no mesmo quarto. Seis beliches nada modestas, todas talhadas na madeira mais cara da região. Ostentavam riquezas, ouro e joias, heranças de uma família milionária na região. Mas eram criadas assim, como princesas numa torre: o pai as beijava, uma a uma, e então as fechava no quarto, com suas seis beliches, para destrancá-las somente no dia seguinte.
E, todas as manhãs, seus pés estavam doloridos, como se dançassem a noite toda.
O velho empresário estranhava tal situação. Tentou observá-las, muitas vezes, mas a porta do quarto jamais era aberta. Escutava-as, durante a noite, mas não havia som algum além do silêncio da madrugada. Abalado por um mistério que jamais seria capaz de resolver, achou por bem contratar um investigador, especializado em desvendar as histórias mais bizarras, e ele disse que o caso era fácil de se concluir.
O detetive, logo na primeira noite, quando já conhecia parcialmente a casa do empresário após uma visita matinal, instalou uma pequena câmera no quarto das garotas. Não avisou o pai, também, pois aquele abuso de privacidade não lhe seria permitido, mesmo que em investigação. Deixou que a noite seguisse e, no dia seguinte, quando as garotas amanheceram com os pés doloridos, viu que, sob uma das beliches, havia um exótico alçapão.
Estranhou que o empresário nada tivesse comentado sobre tal portinhola. Seria possível que o proprietário da casa sequer cogitasse a hipótese de uma passagem secreta como aquela? Sem entrar em contato com o velho ou qualquer das garotas, o investigador invadiu o quarto, quando elas lá não estavam, e abriu o tal alçapão, dando de encontro a uma escadaria espiralada que parecia não ter fim. Desceu e desceu, por um tempo que lhe pareceu exaustivo, até encontrar-se num lugar que, em termos de realidade, seria impossível de se existir sob uma casa.
Era uma caverna de cristais. Tudo ao seu redor era azulado e cristalino, coberto de estalactites e estalagmites, como um morada gélida dos polos do mundo. No centro, um imenso lago congelado jazia, fumegando por tamanha frieza que exibia. Uma plataforma de cobre se postava sobre o lago, levando quaisquer pessoas ao centro do complexo aquoso, onde uma superfície esférica aguardaria todos os convidados.
O investigador caminhou até lá, e então ouviu uma música. Era uma valsa, coisa de épocas antigas, parte animada, parte melódica. Sentiu-se bem, respirando aquele ar frio e pesado, sentindo a baixa temperatura do local. Moveu-se, friccionando os braços para se esquentar. Dançou, sem perceber. A música o empurrava, vez ou outra arriscava um passo diferenciado. Quando deu por si, abria os braços numa dança simétrica, girando no lugar, bailando. Seu corpo e seu sangue esquentavam conforme a valsa lhe impregnava de sentimentalismo, e ele dançou, sem perceber, e a dança fez a música se agitar, e a música fez algo incrível acontecer.
Do lago congelado, criaturas saltaram, em voo, em palmas. Eram pássaros d’água, polvos espelhados, peixes de nadadeiras plumadas, muitos outros. Todos eles tinham cores e formas que o mundo seria incapaz de retratar, e dançavam junto da música, animados, colorindo todo aquele ambiente que, até então, era azul e frígido.
Impressionado, o detetive se esqueceu das horas, do nome e até mesmo do que fazia ali. Dançou, dançou cada vez mais, até que seus pés doeram, seu estômago roncou, suas pernas reclamaram, mas ele não parou. Continuou, junto da música, pelo que lhe pareceram anos, décadas, séculos.
No dia seguinte, quando as filhas do empresário desceram até o mundo secreto, além do alçapão, encontraram o corpo sem vida do investigador. Elas o jogaram no lago congelado, como um modo de eternizá-lo no local que tanto o maravilhou. Nunca contaram nada daquilo a seu pai, mas toda noite, durante a vida toda, as doze filhas desciam e dançavam junto da mágica do alçapão.

E o velho empresário esperou por sua resposta, mas ela não veio. Depois daquele dia, por mais estranho que fosse, nunca mais viu o investigador que contratara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário