domingo, 5 de maio de 2013

Light Novel - Tarot Café - A Caçada Selvagem


Tarot Café, para quem desconhece, é uma série de sete volumes oriunda da Coréia, que nos apresenta Pamela, a dona do Tarot Café, um lugar aparentemente comum, mas que, após a meia-noite, recebe convidados como lobisomens, fadas e similares. A NewPop, editora brasileira responsável por diversos lançamentos de mangás e afins, trouxe, além dos 7 volumes quadrinizados, a Light Novel 'A Caçada Selvagem', do mesmo universo, e é sobre ela que falarei agora.
Na Light Novel, acompanhamos a história de Bryn e Jack, um casal particularmente comum, com seus problemas e suas desavenças, que acaba por se envolver numa dificuldade muito maior do que brigas e intrigas. Quando Jack desaparece misteriosamente, Bryn se mostra sensitiva a sonhos de significados peculiares e sentimentos intensos e, na busca de reencontrar sua alma gêmea, procura por Pamela e suas leituras de tarô, para que assim possa descobrir o que realmente aconteceu com seu amado. Isso tudo acontece em equivalência a crises existenciais, divergências nos trabalhos e oportunidades únicas para Bryn, que é uma atriz não tão conhecida, o que nos faz encontrar uma humanidade sem igual nos personagens. Mesmo Pamela, imortal após um acidente de percurso que envolveu o amor de sua vida, se mostra razoavelmente tocada pela história do casal que, entre flashes e memórias, nos é apresentada numa narrativa impecável, digna dos grandes romances ingleses.
A história se desenvolve sem pressa, o que, às vezes, pode tirar um pouco daquela animação, mas o desenvolvimento, ainda que lento, é meticuloso e frígido. As coisas acontecem porque têm de acontecer, e você, mero leitor, nada pode fazer para mudá-las. Às vezes, somos surpreendidos por uma sequência de cenas que nos faz pensar que aquilo poderia estar acontecendo a qualquer pessoa, pois a fantasia do cenário mal é citada nas situações do cotidiano, e estas, por sua vez, são o ponto forte da narrativa. Quando mais próxima do desfecho, vemos a história circundar verdadeiramente as terras fantasiosas e surreais, mas é fato afirmar que a característica mais fascinante da Light Novel é o modo como a autora trata das situações rotineiras, das brigas, dos sorrisos mascarados, do orgulho que nos faz agir impulsivamente por vezes, da dificuldade em se admitir um erro que sabemos que é nossa culpa, entre outros casos.
Tarot Café - A Caçada Selvagem tem suas 204 páginas, ou seja, é uma novela curta, de leitura rápida, ainda que exija uma atenção delicada. Ao fim, encontramos ainda um quadrinho especialmente produzido para a Novel, intitulado Constance, e tenho que admitir que é um conto que muito me agradou, tanto pelo roteiro quanto pela arte gótica e impecável da desenhista. Pelo preço baixo oferecido pela editora NewPop, deixo aqui a recomendação para quem puder adquirir a novela: é certo que não vai se arrepender. E eu ainda fiquei na curiosidade de encontrar os sete volumes do mangá, pra saber se o roteiro segue a mesma linha da novela ou se se envolve com temas muito diferentes.
Quem sabe um dia eu também faça uma leitura, não é?

Nenhum comentário:

Postar um comentário