quinta-feira, 17 de janeiro de 2013
Animação - Detona Ralph!
Detona Ralph é, sem dúvida alguma, a maior homenagem aos games jamais feita!
Quando me sentei para ver esta animação, esperava pela imensa qualidade na indústria atual. Temos vistos grandes filmes e roteiros apresentados em personagens carismáticos, isso é um fato, e eu esperava por mais do mesmo, aquilo que agrada, mas que não surpreende. Fui na certeza de que gostaria do filme, mas na dúvida se encontraria algo que me deixasse impressionado.
Então tudo começou com o curta 'O Avião de Papel', da imagem acima.
Esta história pequenina, previamente apresentada antes que o filme propriamente dito se inicie, já impressiona. A qualidade da produção, o roteiro simples, sem diálogo algum, mas imensamente emocionante, é tudo tão gratificante que já fez valer o ingresso do cinema! Não tem nada relacionado à história de Ralph e os jogos, mas esse pequeno curto revolucionou, como os curtas dos Pokémon sempre revolucionam os filmes da franquia. Assistir a uma história de amor garantida pelo destino fez daquela sessão de cinema muito melhor, e aquela tradicional lição de moral que diz que, quando algo tem de acontecer, o mundo todo gira a favor disso, está tão explícita que chega a dar gosto!
Agora, a animação de verdade! Logo de cara, conhecemos Detona Ralph, o grande vilão do jogo Conserta Félix Jr., mas ele não está tão feliz. Conforme seu jogo completa 30 anos de existência (como um dos poucos fliperamas que ainda não saiu de circulação), Ralph vê todos os personagens comemorando com Félix Jr., enquanto ele ainda vive no lixão, sozinho e mal visto. Assim, após uma intriga com um dos personagens, Ralph abandona seu próprio jogo na busca por uma medalha, o que, ele acredita, poderá mudar toda a sua vida. Mas isso leva a ele a uma imensa aventura!
Enquanto acompanhamos Ralph em sua busca por reconhecimento e mudança, somos gratificados por infindáveis referências ao mundo dos games! Ouso dizer que, ainda que as crianças admirem por completo essa produção, Detona Ralph agradará muito mais àqueles que acompanharam os jogos dos anos 90 em diante, pois lá encontrarão os antepassados Street Fighter, Sonic, Pac Man, entre outros. Os vilões dessas séries estão lá, todos aceitando seu cargo, mas não sendo totalmente maus (tipo o Zangief na reunião dos vilões, haha). Também temos a oportunidade de ver inúmeros easter-eggs passando pela central dos games (como a Chun-Li, o Sonic e outros), bem como várias referências cômicas às clássicas atitudes dos games (como aqueles personagens de armaduras imensas que ficam correndo na direção das paredes, a la Gears of Wars, haha). É tudo tão natural, ao mesmo tempo que tão agradável, que algumas passam despercebidas, infelizmente. Mas todas elas estão lá, como uma homenagem perfeita, e agradam. Até fazem pensar em como essa ideia nunca tinha sido feita antes, de tão sensacional que a animação ficou!
Detona Ralph tem passagens engraçadíssimas, cenas marcantes e um roteiro glorioso que, arrisco eu, pode tirar lágrimas dos mais sensíveis em mais de uma situação. Ao fim, no entanto, restam apenas sorrisos e lembranças boas, fora aquela vontade de assistir de novo e de novo, e quem sabe de jogar alguns antigos clássicos. Cá entre nós, a experiência de assistir essa animação fez com que eu sentisse o peso da minha idade, é sim, mas também me deixou admirado por ter vivido numa época tão boa dos games, e ainda mais admirado por encontrar num filme de pouco mais de 90 minutos tanta coisa sobre a minha infância, sobre aquilo tudo que sempre gostei e sempre vou gostar. Para os amantes dos games, seja de qual geração vocês sejam, é uma produção imprescindível, que vocês realmente NÃO PODEM PERDER! Para aqueles que jogaram pouco, mas que ainda assim guardam boas memórias dessa época, fica a dica de uma animação bem trabalhada, com uma história bonita de se ver e personagens extremamente simpáticos. Eu adorei, adorei mesmo, e acredito fielmente que, da mesma maneira que me agradou como poucas animações foram capazes de agradar, Detona Ralph tem capacidade para agradar qualquer pessoa que admire esse tipo de produção.
Então, não perca tempo!
Vamos detonar!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário