domingo, 5 de fevereiro de 2012

Eric Musashi e os Herdeiros dos Titãs



Olá, companheiros.
Recentemente fui contemplado na promoção "Um livro por quinzena", oferecida pelo autor Eric Musashi para divulgação de sua obra, a primeira de uma grande série, chamada Herdeiros dos Titãs. Enquanto me comunicava com ele via e-mail, indaguei sobre o andamento da continuação e outras informações, e o Eric me respondeu com boa vontade, contando-me sobre seu trabalho desde os primórdios, e há muita coisa interessante em suas palavras! Concordamos em postar uma espécie de "entrevista" aqui no blog, e é isto o que vos trago nesta postagem. Não são tantas perguntas, mas o texto é bom e serve de exemplo para novos autores na questão de nunca desistir, mesmo que as coisas pareçam impossíveis num primeiro momento (e em muitos outros logo à frente, hehe).
Sem mais demoras, vamos ao que realmente interessa.

Como anda a escrita do segundo livro? Há alguma previsão para o lançamento?
Eric: Eu escrevi Os Herdeiros dos Titãs em 2004. Pra publicar, a editora achou interessante dividir, então a questão não é de esperar a obra ficar pronta (na verdade, estou escrevendo no momento o que será meu 11º livro). O livro foi editado e foi para a gráfica. Espero que saia em março. A data de lançamento eu ainda não sei, mas em breve já teremos a pré-venda, com certeza.

É uma trilogia? E seus demais livros, sempre seguem o mesmo gênero? Já tentou enviá-los para outras editoras, como a Draco, a Estronho ou a Underworld?
Eric: São 850 páginas. O primeiro saiu com 350, o segundo terá 500, e aí fechou. Por mim, eu lançava em um só. Meus outros livros são duas dualogias, semelhantes a Herdeiros, uma trilogia, que se passa em Grabatal também, mas duas décadas depois, um romance e uma antologia. São todos no mesmo universo, mas podem ser lidos independentemente. Entrei em contato com a Draco em 2010 para publicar Herdeiros, mas estavam em processo de publicação de algo "no mesmo estilo", segundo suas palavras, e eu precisaria esperar um ano. Isso me fez resolver publicar com meu próprio investimento numa editora promissora, a Giostri.

Tudo isso que você citou já está escrito? Pode citar algumas informações sobre os demais títulos de sua autoria?
Eric: É, tudo o que eu citei é material escrito. Geralmente demoro de um a dois anos bolando uma obra, escrevendo páginas de manuscritos com temas que abordarei nos capítulos, cenas e frases que surgem em minha mente, cenário e personagens. Não sei se viu as resenhas, mas mesmo as que criticaram uma ou outra coisa no livro (geralmente relativo a ritmo no início, algo compreensível sendo primeiro livro), elogiaram muito o cenário. Eu dou um valor enorme a algumas coisas, que incluem: originalidade do cenário, personagens complexos e profundos, e trama com sabor amargo. Comumente, escrevo assim. Sempre meus personagens, mesmo que heróis, são forçados a fazerem algo desonrado, pois me espelho no mundo real. Os Herdeiros dos Titãs foi meio exceção quanto a preparação; preparei por umas 3 semanas, e me lancei à escrita. Por conta disso, tive que revisar muita coisa mais tarde. Mas antes de terminar a dualogia, lá por meados de 2004, já tinha em mente a trama de O Filho da Serpente, que se passa na Ásia Central na mesma época de Herdeiros (12 mil anos atrás), querendo sair do épico e ir a um mundo de intrigas, traições e conspirações. Elaborei o roteiro, mas no meio do livro mudei toda a segunda parte, e só fui concluir no final de 2006. Aí eu também já tinha muito material para a próxima dualogia, O Trono do Dragão, que escrevi em 2008, até janeiro de 2009. Antes mesmo de começar O Trono do Dragão, já tinha também material para a trilogia A Montanha e o Mar, que escrevi em 2009, e considero meu maior e mais amplo trabalho, em todos os sentidos. Ele se passa em Grabatal de 15 a 20 anos depois de Herdeiros. Todos são trabalhos registrados, um total de 8 livros. Em 2010 e 2011 eu escrevi contos e novelas. Três projetos de romance em épocas passadas de Grabatal (Herdeiros se passa no ano 3992-93 desde a fundação de Jatitã, a cidade mais antiga) se tornaram noveletas/novelas, e juntei tudo isso numa antologia, acrescida de 50 páginas de léxicos e tratados sobre as várias fases das línguas de Grabatal. Foi um trabalho de cinco anos que achei legal compilar. No fim do ano passado, após 6 meses de preparação, iniciei uma nova dualogia. O primeiro livro terminei recentemente, creio que terá umas 300 páginas quando editado. O segundo será só um pouco maior, talvez 320. Este se passa 80 anos depois de Herdeiros, na Europa (que se chama Grabnada). A glaciação começa a chegar ao fim, mudando drasticamente o clima e a paisagem. Como deve saber, Grabatal é a Atlântida, então pode imaginar qual será seu fim, rs...

E a Giostri, como editora, o que pode nos dizer sobre ela?
Eric: De todas as editoras que conversei, foi a que mais me deu atenção. O editor me pediu um pedaço do livro e o resumo de toda a estória (dos dois livros) para analisar, e o fez no carnaval de 2009. Ele elogiou muito, disse que estava muito além do que costumava receber, e que era a melhor coisa que recebia em anos. Disse, claro, que precisava de toques editoriais, mas era coisa mínima. Espantou-se com minha idade (e mais ainda quando contei que escrevi com 18 anos), mas falou o preço e me assustei. As conversas pararam por aí. Em 2010, após ouvir da Draco que eu precisaria esperar e que publicariam algo parecido com meu livro (embora não o conhecessem, só me tivessem ouvido falar), percebi que não adiantava mais esperar. Voltei a falar com a Giostri, o Alex (editor) fez um esforço para publicar, dando-me um desconto de 30% sobre o preço de mil cópias em papel comum e 14 x 21, mas fez em papel amarelo e 16 x 23, o que tornou o desconto maior ainda. A qualidade gráfica foi incrível, e me senti muito realizado com isso. Sem falar que na Bienal do Rio (2011) o Alex me deu mais suporte que a qualquer outro autor - foi quando praticamente fizemos as pazes de alguns conflitos por e-mail, rs -, mesmo o livro não tendo vendido metade da tiragem na ocasião. E ele bancou 50% do custo do livro 2, A Mão do Destino, que sairá em breve. A editora confia muito no sucesso da obra, mas convivemos com um problema comum de editoras menores: distribuição. Sem uma grande propaganda (que seria cara, já que a Veja cobra na casa dos 5 zeros, por exemplo), é tudo lento e trabalhoso. Ele também me conseguiu um desconto absurdo (beira 80%) para uma tradução para espanhol, e em breve publicará o primeiro livro (De Lutas e Ideais) em Madri e Buenos Aires. Prevejo um futuro promissor, e o principal da Giostri é a qualidade na edição. Mesmo gente acostumada com livros se admira, e já vi gente que comprou pela internet e pediu outro livro quando o seu chegou, para dar de presente - um deles é o Rafael Casanova, do Sobre Livros.


É isso aí, pessoal. Como podem ver, o Eric é uma pessoa super atenciosa, não se incomoda em garantir algum tempo ainda que tenha muitas horas a investir em todas as suas obras. Fico feliz de receber seu livro como premiação de um concurso, mas ele já estava na lista de compras há algum tempo, sempre me chamando a atenção pela belíssima capa e pelas excelentes críticas quanto ao cenário e a ambientação. Se você ainda não conhece o trabalho do Eric, procure agora mesmo sobre Os Herdeiros dos Titãs e a Editora Giostri, tenho certeza de que não vai se arrepender. Logo mais poderão conferir uma resenha desse livro aqui mesmo, no blog Elhanor. Enquanto isso, confiram o BOOKTRAILER divulgado no YouTube, que não peca nada em nos apresentar essa obra de imensa qualidade.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário