terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Revista Elementais

Olá, companheiros!
Terminei hoje de ler a minha edição da Revista Elementais, uma iniciativa muito bem-vinda da Editora Virtual Infinitum, que atualmente se encontra em parceria com a Tecno Fantasy para que possa disponibilizar seus materias de maneira impressa, cuja temática principal são os contos ao estilo Light Novel, uma herança garantida pela publicação de Rafael Pombo, Elementais - O Receptáculo do Caos. Nesta história, nosso mundo é o palco de um conflito grandioso de poderes, ao melhor estilo oriental de ser. Com diversos personagens e preço acessível a grande parte dos bolsos, mesmo àqueles que ofendem os altos preços de livros enquanto pagam 300R$ num tênis de marca, Elementais apresenta uma boa aventura, com certas doses de comédia e momentos de tensão.


Mas que revista é essa?
A Revista Elementais é uma coletânea de contos do cenário de Elementais, e esta edição, de aproximadamente 40 páginas, custa menos de 7R$ no site oficial da editora. Somos apresentados a três histórias, cada qual com seu estilo único e seus próprios personagens, o que deve agradar a todos os tipos de leitores. Temos um conto híbrido de HQ, onde a escrita de Rafael Pombo se alterna com páginas desenhadas por Adriana Yumi, e logo em seguida uma história-jogo, organizada pelo autor em parceria com Willian Marinho. Por último, um conto com temática mais séria nos leva a uma outra faceta dos elementais, mostrando que nem sempre os poderes são usados para o bem, e que o mal pode ser muito pior do que parece.


A Revista Elementais é simples, mas vale o investimento. Acredito muito no potencial das Light Novels, portanto apoio qualquer iniciativa similar ao modo oriental de publicações, que apresenta aos leitores um novo capítulo numa revista semanal ou quinzenal até que forme um novo volume. Talvez, num futuro não tão distante, a Infinitum possa arriscar numa publicação do gênero. Esta revista foi a prova de que o material tem qualidade e condições de adquirir uma boa divulgação, nos resta incentivar a iniciativa e aplaudir pelas oportunidades oferecidas pela editora.

Enfim, acredito bastante no futuro da Infinitum, ainda mais agora que a equipe está fechando um acordo com a Tecno Fantasy, outra editora que me parece promissora. Confesso que não sou fã do formato virtual de publicações, mas não há como negar que os livros impressos estão perdendo seu lugar para os kindles ou ipads e suas obras digitais, o que torna possível carregar uma biblioteca para qualquer lugar. Ainda assim, ter a Revista Elementais em mãos me faz acreditar ainda mais no potencial dos autores nacionais, e ansiar mais e mais pelo desenvolvimento de nossa literatura fantástica, que adquire uma ousadia inesperada e atinge um público cada vez maior de leitores, divulgando estilos e gêneros variados, baseados nas culturas de diversas partes do mundo, inclusive nosso próprio folclore.
Seja em antologias, romances ou novelas, os brasileiros estão escrevendo mais, o que, em suma, é bom. Fico ainda mais feliz ao ver que as Light Novels estão sendo respeitadas pelos leitores, o que pode, futuramente, acarretar novos projetos e parcerias, assim como traduções das famosas novelas japonesas, muitas delas já disponíveis no Estados Unidos. Nos resta esperar, ansiosos, por esses dias onde mais e mais autores demonstram seus talentos nas páginas de um livro, ou no arquivo de leitura virtual de sua obra.
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário