terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Resenha - O Caminho para o Poço das Lágrimas


Olá, companheiros!
Hoje falaremos de outro livro nacional, do talentoso André Vianco. Trata-se de seu 13º romance, chamado O Caminho para o Poço das Lágrimas, muito diferente de tudo o que o autor já fez. Neste livro, somos apresentados a um trio de personagens, Jonas, Ingrid e Bosco, que seguem por um caminho peculiar e repleto de surpresas, agradáveis e desagradáveis, cada vez mais nos apresentando a um cenário fantasista que guarda muitas revelações para o final.
O Caminho para o Poço das Lágrimas é um livro relativamente curto, com suas quase 200 páginas divididas em 52 capítulos, o que por vezes traz capítulos com apenas meia página, ou apenas 2. Acho isso uma facilidade dificilmente explorada, pois temos a possibilidade de parar a leitura sempre que for preciso, sem que seja necessário marcar uma página aleatória no meio de uma sequência de páginas. A escrita utilizada por André Viando é simples e de fácil entendimento, o que possibilita a leitura deste romance por uma criança, ainda que a temática seja um pouco adulta. As ilustrações que acompanham a história, de Lese Pierre, são fabulosas e ajudam bastante no compreendimento das passagens criadas pelo autor. O estilo de escrita e as imagens espalhadas pelo livro tornam esse romance um belo exemplo do estilo das Light Novels, para quem se interessar em conhecer.
O livro nos conta a história de Jonas e seus dois filhos, aparentemente buscando o carro que está consertando, mas logo percebemos que há algo diferente acontecendo. O autor não tenta nos enganar, deixa pistas e revelações para que saibamos da verdade logo de início, o que acreditei ser um erro por tirar o efeito surpresa das últimas páginas, mas estava enganado. Temos uma reviravolta não tão surpreendente no final, mas ainda assim um tanto inesperada, devido ao fato de já estarmos acostumados àquela verdade desde as primeiras palavras do livro. A temática, como disse, é um pouco adulta, ainda que retrate muitas passagens pelos pensamentos infantis de Ingrid e Bosco. Repleto de referências e cenários confusos, André nos guia por um mundo sobrenatural e fantástico, onde encontramos mensagens de vida e lições de moral, espalhadasem velhos de cachimbo, aranhas e formigueiros.
Um aspecto negativo que encontrei foram alguns parágrafos enormes. Há capítulos de duas ou três páginas escritos de uma só vez, sem pausas de parágrafos, o que por vezes torna a leitura massante. Não sei apontar se foi uma decisão do autor ou um erro na revisão da editora, mas esta caracaterística se torna mais comum conforme passamos da metade do romance, o que, em suma, não atrapalha o entendimento da história.
Concluo recomendando esta obra nacional para aqueles que gostam de histórias com relações familiares e ensinamentos, pois O Caminho para o Poço das Lágrimas tem muito disso. Li o livro em dois dias e gostei do que vi, é realmente uma obra de qualidades únicas e criatividade ímpar. Tem seus erros, mas vale cada centavo pago, e são poucos, não deixe de garantir a sua! Sinto-me um pouco errôneo por esse ter sido meu primeiro livro do André Vianco, mas logo vou buscar outros para conhecer mais um dos mais renomados autores nacionais.
E você, pretende trilhar este caminho árduo e doloroso?
Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário