quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Anime - DuRaRaRa! - Impressões


Acabei de terminar o último episódio de DuRaRaRa!, uma série dos mesmos criadores de Baccano, que muito me chamou a atenção. Há tempos não assistia um anime que me prendesse, passando aquela sensação de curiosidade ao fim de cada episódio, sempre deixando instigado aqueles que acompanham suas cenas. Ao fim de seus 25 episódios (mais um OVA que se encaixa após o episódio 12, chamado de 12,5), DuRaRaRa! prova que não são necessárias sequências de combate alucinantes para se produzir uma boa série.
O anime conta a história de Ryuugamine Mikado, um garoto do interior que chega à cidade grande, onde encontra um antigo amigo de infância, Kida Masaomi. Lá, inscreve-se numa escola chamada Raira, onde conhece Sonohara Anri, e logo somos apresentados a estes três personagens, o trio de protagonistas da série. De início, pode parecer um triângulo amoroso bobinho e teen, mas não há nada desse tipo no enredo. Muito pelo contrário, temos lendas urbanas, roteiros insanos de personagens ainda mais endoidecidos, disputas de organizações rebeldes e um homem que deseja causar o caos, controlando todas as facções por um tabuleiro, usando apenas de seus contatos e suas informações.


Além dos protagonistas, temos diversos outros personagens interessantes, como Selty, Heiwajima Shizuo, Orihara Izaya, e muito mais. Selty, a Motoqueira Negra, é uma das melhores propostas da série, possivelmente a ideia para o nome da animação: Selty é uma Duulahan (Durahan para os japoneses), uma fada da mitologia celta conhecida por fazer aparições sem sua cabeça, montando um cavalo igualmente degolado e despejando sangue humano em suas vítimas. No anime, Selty é muito mais simpática do que a lenda diz, e sua história é diferenciada. Vemos a caracterização de uma criatura mitológica como uma pessoa qualquer, mesmo sem a cabeça. Ela vive, toma banho, conversa (usando as notas de um aparelho celular), tudo o que uma pessoa qualquer faria. Uma ideia original e criativa, ponto para o autor.
Mas a Duulahan não é a única referência usada pelos autores. Há diversas outras, como alienígenas, policiais macabros, histórias onde os homens abusam de uma força surreal, e muito mais. O próprio Izaya é uma referência às criaturas das lendas japonesas.
Seguindo o plot principal, temos incontáveis reviravoltas, surpresas e novidades surgindo a cada episódio, o que sempre nos deixa na vontade de assistir o próximo. As cenas de reprise encaixadas no meio da abertura dão um clima de trailer extremamente agradável, deixando de lado o tempo perdido por repetição de cenas anteriores, antes do episódio propriamente dito começar. Aproveitando a deixa sobre a abertura, temos duas introduções e dois encerramentos. Eu, particularmente, gostei de ambas as aberturas, mas não me identifiquei com as músicas de encerramento. As sequências de animação usadas nas apresentações são incríveis, e nos apresentam os nomes dos personagens, ajudando a decorar (pois são muitos, e cada um deles tem sua história desenvolvida e explicada durante a série).
Obviamente, não vou falar sobre o final, mas posso adiantar que foi um pouco que apressado, por não encontrar palavra melhor. Assisti ao episódio 24 com aquela esperança de algo a mais, e me decepcionei um pouco ao saber que o 25 não era um novo episódio da série principal, mas sim um OVA. Ainda assim, muitas coisas são explicadas, e boa parte do que é deixado no ar, provavelmente, foi uma opção dos criadores. Existem coisas que não necessitam de explicação, ou mesmo que dão margem aos fãs para caracterizarem o que suas mentes permitirem (como é o caso de Izaya).

Concluindo, DuRaRaRa! é um excelente anime, e seus 26 episódios passarão sem que perceba. Altamente recomendado para fãs de histórias com referências a lendas e mitologias, e também àqueles que admiram contos de fantasia urbana, sem apelações para lutas ou o sangue tradicional e constante dos shonen. Não que isso seja ruim, mas é bom variar, quando se tem oportunidade.
Não conhece DuRaRaRa! ainda? Ora, não perca tempo, adquira já os seus DVD's (ou encontre seus link's na internet, seu pirateiro! Haha! :P) e acompanhe essa criativa história com seus personagens chamativos e envolventes.

Até a próxima!

3 comentários:

  1. olha, eu não sei se a maioria curte animes desse tipo ma eu recomendo os animes Another e Hakuouki Shinsengumi Kitan (esse continua em uma segunda parte chamada Hakuouki Hekketsuroku)

    ResponderExcluir
  2. Cara, parece que nem assistiu o anime todo.. o desenvolvimento dos personagens é bom, mas a história em si, é péssima. Dá a impressão de que foi terminada de qualquer jeito, sem respeitar a proposta inicial. Confesso que foi sofrido acompanhar todos os episódios..

    ResponderExcluir
  3. Temos que ter em mente que a animação de DuRaRaRa, em seus 26 episódios, cobriu apenas os dois primeiros volumes das Light Novels, cuja história se completa em dez volumes, ou seja, obviamente o desfecho não tem a mesma ênfase que esperaríamos, pois a história ainda tem muito para contar. Mas não duvido nada que a animação receba uma segunda temporada futuramente, continuando o roteiro apresentado nas novelas.

    ResponderExcluir