segunda-feira, 22 de abril de 2013

Filmes - A Morte do Demônio, Os Croods e Vai que dá Certo

Nos filmes da semana, temos agora um trio bastante distinto, começando com Evil Dead, cuja tradução eficaz dos brasileiros foi capaz de chegar a 'A Morte do Demônio'. Enfim, o que temos aqui? Um remake alucinado de Uma Noite Alucinante, onde um cara muito doido matava demônios com uma serra elétrica presa ao pulso maneta e blablabla. Dessa vez, na nova história de 2013, acompanhamos uma reunião de amigos antigos (e uma namorada penetra de um deles, claro), na intenção de se exilar da sociedade por alguns dias para que a irmã do protagonista possa se livrar de vez das drogas. A casa escolhida fica no meio da floresta, como tem de ser, e é lá que, após encontrarem os sinais de um estranho ritual de bruxaria, as coisas começam a se complicar. Quando um nerd curioso demais lê as páginas do livro negro encontrado no porão, contrariando as normas escritas a sangue no próprio livro, uma criatura bizarra se apossa do corpo da irmã em abstinência, e as coisas são tratadas assim, como insanidade parcial, até que fogem de controle e... bom, vocês terão que assistir pra saber. Num resumo do resumo, temos sangue, sangue demais, e não um filme de terror. Existem alguns sustos espalhados pelo longa, mas o alicerce da produção é causar a angústia no espectador com efeitos especiais reais demais nas fraturas e nos desmembramentos e similares. Temos dedos de profissionais envolvidos em Jogos Mortais, vai esperar por algo diferente disso? É simplesmente impressionante, e realmente chega a ser nauseante, vi várias pessoas saindo da sala incomodadas com as cenas, muito show! Infelizmente, ainda que os efeitos agradem os fãs mais gore, a história não tem nada de especial, e se torna cada vez mais surreal com o passar do tempo. Uma nota? Acho que 7, mas talvez eu seja exigente demais com filmes de terror, então vá conferir você mesmo, certamente não vai se arrepender... se tiver estômago forte, claro!




Em seguida, continuando com o vício nos cinemas do fim de semana, tive a oportunidade de assistir Os Croods antes que estes abandonassem o telão, e bom, não há outra coisa a se dizer senão UAU, que animação engraçada! Sempre tive certeza absoluta de que o filme me agradaria, sabendo que tinha um leve toque dos criadores de Como Treinar o Seu Dragão, uma das minhas animações favoritas, mas nunca imaginei rir tanto dentro de uma sala de cinema assim! Destacando uma cena que me fez gargalhar, o cão-dinossauro rolando para o abismo, coitado do Douglas! Os Croods nos mostra uma família bastante moderna nos termos de convivência, porém habituada nos confins cavernosos de nossa sociedade, acostumados a viver em cavernas mas obrigados a enfrentar a mudança de um mundo preparado para sua evolução. Ali você encontrará o ciúme do pai com o pseudo-namorado de sua filha, o medo da família de perder sua cria, as desavenças de marido e sogra, a rebeldia de uma criança recém-nascida, a estética feminina e a disputa masculina para o domínio, tudo isso e muito mais! Fora que o desenho tem uma qualidade sinistra, com animais e cores lindas de se ver! Recomendadíssimo, pois Os Croods esbanja criatividade e originalidade, usando de um tema antepassado para nos contar como são as coisas hoje em dia entre as pessoas. Nota 9 de 10, ou vão começar a me xingar por dar nota 10 para toda animação que assisto, mas merecia realmente uma nota máxima!



Por último, um filme nacional que muita gente falou bem e eu resolvi conferir. Vai que dá Certo me chamou atenção por um fator primordial, uma coisa que sempre critico nos filmes brasileiros e, dessa vez, não foi necessária: putaria. Cenas de sexo e afins, feitas somente para ganhar ibope, eu jurava que encontraria uma ou outra ali, escondida, mas não, o filme não precisou apelar em momento algum para isso. Pelo contrário, com críticas à sociedade e situações rotineiras, porém que muita gente desconhece, Vai que dá Certo nos mostra um caso que poderia realmente ter acontecido em qualquer cidade do país, e parece muito menos sério do que seria na verdade, mas os atores fazem do grande show um espetáculo a parte, garantindo boas risadas numa história pra lá de confusa! Não é o melhor dos filmes, claro, mas já mostra que o cinema brasileiro tem tudo para continuar a crescer e, um dia, ganhar sua audiência sem precisar de apelações ou similares. Destaque para o garoto que vende balas por estar com fome, mas não come a própria bala por saber que ela é ruim demais, hahaha. Nota final: 8.


É isso aí, mais três filmes para a coleção! E não se esqueçam que essa sexta-feira chega aos cinemas o famigerado Homem de Ferro 3! Vai perder?

Nenhum comentário:

Postar um comentário