sábado, 3 de dezembro de 2011

Resenha - Lua das Fadas

Olá, companheiros!
Hoje venho resenhar um livro que li algum tempo atrás, muito antes dete blog existir de fato. Pensava há meses em comentar sobre ele, uma surpresa que encontrei numa banca de jornal, descompromissado, que comprei pensando se tratar de uma obra estrangeira, pois não conhecia a autora (que, cá entre nós, tem um nome muito diferente dos nacionais, hehe). Trouxe para casa com pouco interesse, mas logo me espantei com o conteúdo magnífico desta obra de arte. Estou falando de Lua das Fadas, um livro de Eddie Van Feu, publicado pela Editora Escala. Vamos ao que interessa.
Lua das Fadas nos leva a uma história infanto-juvenil que, a princípio, pode parecer boba. Muitos dos descrentes podem achar estranho ler um livro escrito pela Eddie Van Feu, a mesma que participou de tantas revistas da Wicca, que escreve e comenta sobre bruxaria na vida real e tudo mais. Ante a este preconceito, presumo ter de alertá-los de uma coisa: o livro não tenta forçar ninguém a acreditar ou desacreditar na história que conta. É pura ficção, exceto pelas referências utilizadas pela a autora nas criaturas e nas lendas, as quais são excelentes, por sinal. Assim, se você é um dos temerosos que acredita ser convertido ao terminar de ler um livro deste estilo, sinta-se a vontade para prosseguir na leitura, pois está totalmente enganado.
Nas páginas de Lua das Fadas, somos apresentados a Bianca, uma jovem mundana que se envolve com algo sobrenatural, e sua melhor amiga, Analice, desaparece sem explicação. Depois do ocorrido, Bianca começa a receber diversas pistas sobre a localização de sua amiga, e se vê numa busca fabulosa junto do anjo Zacariel, que não parece tão confiante. Bianca e Zacariel formam a dupla de protagonistas do livro, mas contamos com a presença de diversos outros personagens, como a Rainha Paralda e a Corte Unseelil. Tudo no mundo fantástico desenvolvido por Eddie Van Feu vem de uma mitologia, passando por uma conversão de sua própria criatividade para formular uma história fascinante.
A trama tem um desenrolar tímido, seguindo acontecimentos de maneira vagarosa, sem perder muito tempo com o que não é interessante. Ainda assim, conhecemos muitas características daquele mundo e suas criaturas conforme acompanhamos Bianca em sua busca. Então, quando estamos acostumados à calmaria das situações, que contam com suas parcelas de emoção e êxtase, e acreditamos que o clímax já passou, a história sofre uma reviravolta peculiar, criada por uma cena que pode ser considera chocante por alguns, mas no mínimo inesperada, e então o final aparente se altera numm caótico desfecho. Mas aquele não é o fim. Outras situações se estendem no período 'pós-final', e somente elas podem guiar até o final verdadeiro, que não deixa nada a desejar.
A capa e as ilustrações internas são de Carolina Mylius, uma das mais renomadas e talentosas ilustradoras do Brasil, e isto já é comentário suficiente sobre a beleza das imagens, capazes de ilustrar com perfeição os personagens e as criaturas do livro. A diagramação é muito boa, assim como a qualidade do material do livro, que demonstra a responsabilidade da Editora Escala na confecção de sua obra. Encontramos alguns erros que passaram despercebidos à revisão final, mas nada que possa comprometer a leitura desta excelente ficção.
Lua das Fadas tem 271 páginas, divididas em pouco mais de 30 capítulos. Recomendo, e deixo a dica para aqueles que gostam de contos de fadas, de criaturas mitológicas e lendas de outros países e, acima de tudo, para aqueles que admiram a boa e velha fantasia.
Até a próxima!

6 comentários:

  1. Nossa, adorei a resenha!!
    Falou tudo que era necessário sem dizer nada sobre a história e nos deixar com mais curiosidade.
    Obrigada pelos elogios ao meu trabalho, Rodolfo, e fico muito feliz que tenha gostado do livro.
    Sucesso com o blog, já estou seguindo tb.
    Bjs.
    Carol

    ResponderExcluir
  2. Uau, tem uma lenda nos meus comentários! Hehe.
    Imagina Carol, tenho mais é que agradecer por sua ilustre presença e parabenizá-la pelo excelente trabalho, tanto em Lua das Fadas quanto em todos os demais livros que passaram por suas mãos, como Dragões de Titania e Encruzilhada, citando apenas alguns.
    Agradeço mesmo pelo comentário, fico feliz que tenha gostado da resenha! Espero logo ter outro livro com a sua arte em mãos para poder comentar por aqui.
    Sucesso!

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rodolfo! Obrigada pelo comentário! Adorei! Fiquei super feliz que você tenha gostado! Espero que goste também dos próximos (e dos anteriores)! Beijos!!!

    ResponderExcluir
  4. Não poderia pensar diferente, ela escreve muito bem mesmo, sem falar que tem o dom de nos transportar para a realidade dos livros. Nessas férias vou comprar mais um dos livros da Ediee, faz tão bem...Parabéns a ela!

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essa postagem foi a melhor, a Eddie e a Carol comentando, hehe. Eu que tenho de agradecer Eddie, continue com o excelente trabalho, desejo muito sucesso para você!
    Valeu por comentar Débora, concordo plenamente! Já até comprei Alcateia para dar uma olhada. É meio antigo, mas desconhecia até pouco tempo atrás, vamos ver como é!

    ResponderExcluir
  6. Eu li adorei e hoje quem lê o livro é meu filho de 12 anos.
    Ótimo livro, de leitura fácil e de uma sutileza incrível.
    Admirável. Parabéns!!!

    ResponderExcluir